Pular para o conteúdo principal
Frete grátis: atualmente aprox.

Limpeza de alcatifas facilitada

Guia

A contaminação acontece rapidamente - é ainda mais importante que saibas como limpar a tua tapete. Para além dos princípios básicos da limpeza de tapetes, é importante prestar atenção ao material: Se quiseres limpar um tapete de lã, tens de proceder de forma diferente do que com os modelos de fibras sintéticas. Mostramos-te como limpar, manter e remover manchas do teu tapete.

Conteúdo

» Como cuidar do teu tapete: o básico

» Como remover nódoas: produtos de limpeza para alcatifas e remédios caseiros

» Materiais de alcatifa: como os limpar

Como cuidar do teu tapete: o básico

Comecemos pelos cuidados básicos com a alcatifa, que podem ser divididos em duas categorias: limpeza básica e profunda da tapete.

1) Limpeza básica

  • Aspira regularmente

A frequência com que aspira a alcatifa depende do seu estado e utilização. Se estiver numa divisão muito utilizada, como o corredor, a sala de jantar ou a sala de estar, recomendamos que aspire diariamente. No quarto, uma vez por semana é suficiente. Não te esqueças de limpar também a parte de trás do tapete. Em caso de sujidade aguda, podes, naturalmente, aspirar com mais frequência. Se sofres de alergias, há alguns aspectos especiais que deves ter em conta ao aspirar. Podes encontrar mais informações sobre os materiais individuais dos tapetes abaixo.

  • Retirar, sacudir e arejar

Idealmente, deves bater a tua alcatifa uma vez por ano. Isto remove a sujidade mais profunda. É preferível utilizar um batedor de tapetes. Depois, deixa o tapete arejar ao ar livre para eliminar os odores desagradáveis. Nota: Os tapetes de viscose estão excluídos deste procedimento, uma vez que estes modelos são particularmente sensíveis. O batimento pode danificar a estrutura das fibras.

2) Limpeza profunda

Recomendamos que mandes limpar a tua alcatifa por um profissional de três em três ou de cinco em cinco anos. Se o teu tapete for lavável, de acordo com o fabricante, também o podes limpar tu mesmo.

Dica: Se não puderes lavar o teu tapete, também podes limpá-lo novamente com um produto de limpeza.

Limpar um tapete de pelo alto

Devido às suas fibras longas e à sua estrutura arejada, a sujidade e o pó depositam-se mais rapidamente nos tapetes de pelo alto do que nos tapetes de tecido plano. Por isso, a limpeza e os cuidados regulares são particularmente importantes neste caso. E é assim que se faz:

  • Mais vale prevenir do que remediar: não coloques o teu tapete shaggy em divisões muito frequentadas, como a sala de jantar ou a cozinha.

  • Aspira bem o teu tapete felpudo, pelo menos uma vez por semana, para o manter bonito e fofo. Sê delicado e não utilizes um aspirador com escova rotativa.

  • Se colocares móveis pesados em cima do teu tapete, o pelo pode ficar achatado ao fim de algum tempo. Para evitar que isso aconteça, recomendamos que o faças rodar regularmente. Se o pelo do teu shaggy já não for fofo, podes voltar a levantá-lo com uma escova natural. Escova contra o grão. Uma máquina de limpeza a vapor também pode ajudar. No entanto, para evitar danificar a tua carpete, recomendamos que a limpes por um profissional.

Como remover nódoas: produtos de limpeza para tapetes e remédios caseiros

Para remover as nódoas do teu tapete, recomendamos que tenhas sempre um produto de limpeza de tapetes em casa. Com a sua fórmula potente, os produtos de limpeza foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados em alcatifas e, por isso, são particularmente suaves para as cores e os tecidos. Os aplicadores e as escovas especiais também tornam a solução para nódoas eficaz e suave para a tua carpete. Quer queiras remover nódoas de café, quer a gordura tenha caído no teu tapete ou precises de remover nódoas de vinho tinto - o nosso produto de limpeza de tapetes é o teu salvador. Até a remoção de nódoas de tomate é uma brincadeira de crianças com este produto de limpeza.

Sugestão: Certifica-te sempre de que o produto de limpeza de alcatifas é adequado para a tua alcatifa antes de o utilizares. Os modelos feitos de viscose, seda, veludo ou veludo cotelê são particularmente sensíveis. É melhor levares estes tapetes a uma máquina de limpeza de tapetes têxteis.

Limpar os tapetes com remédios caseiros


Não tens uma máquina de limpeza de tapetes em casa? Os remédios caseiros são frequentemente utilizados para as nódoas. No entanto, a sua eficácia depende do material do teu tapete e do tipo de nódoa, e é por isso que nem sempre ajudam. Por isso, recomendamos que trates a nódoa com um produto de limpeza de alcatifas ou que a mandes limpar por um profissional.

 Dica: Muitas nódoas podem ser pré-tratadas com um pouco de água mineral. Basta deitar um pouco de água sobre a nódoa. Depois, limpa-a cuidadosamente com um pano. Utiliza um produto de limpeza de alcatifas se a nódoa ainda for visível. Não utilizes água mineral em modelos sensíveis à água feitos de viscose ou liocel.  

Limpar tapetes com remédios caseiros: 3 dicas

  • Trata rapidamente: Remover nódoas antigas do tapete é muito mais difícil do que nódoas recentes.

  • Passa a mão em vez de esfregar: Para evitar que a nódoa penetre mais profundamente no tecido, recomendamos que apalpe e não esfregue, quando remover nódoas. Além disso, trabalha sempre de fora para dentro.

  • Utiliza um pano de cor: Isto evitará a descoloração do teu tapete. Certifica-te de que testas primeiro o pano e o remédio caseiro numa área discreta.

Materiais de alcatifa: Como os limpar

Cada tapetes necessita de cuidados diferentes. Por isso, é importante que conheças bem o teu tapete e saibas de que material é feito. Podes descobrir isso facilmente olhando para a etiqueta na parte de trás do tapete.

Clica aqui para veres os materiais:

» Limpa um tapete de lã

» Limpa tapetes de juta e sisal

» Limpa tapetes de algodão

» Limpar tapetes de viscose e liocel

» Limpar tapetes de fibras sintéticas

» Limpeza de tecidos mistos

  • Tapete de lã Bent em creme
  • Tapete de juta Jork

Limpa o tapete de algodão

Muitos dos nossos tapetes de algodão podem ser lavados na máquina de lavar. Os tapetes laváveis são especialmente práticos para os quartos das crianças. Para saberes se o teu tapete de algodão pode ser lavado à mão ou na máquina, verifica as instruções de limpeza na etiqueta. Se não tiveres a certeza, recomendamos a limpeza profissional de tapetes.

  • Tapete de algodão Isla em bege
  • Tapetes de algodão laváveis Naomi e Oslo
  • Tapete de viscose Pearl em cinzento claro
  • Tapete de fibra sintética Mara

Limpeza de tecidos mistos

Se tiveres um tapete feito de fibras mistas (por exemplo, lã e poliéster), recomendamos sempre que sigas as instruções de limpeza dos materiais utilizados. Se não tiveres a certeza, leva a tua carpete a um profissional de limpeza de tapetes.

Conclusão: Estas dicas vão manter a tua tapete fresca

Se quiseres ser tu a limpar a tua tapete, é importante que conheças bem o seu material. Além disso, segue os princípios básicos da limpeza e manutenção de tapetes, como aspirar, bater e lavar a alcatifa. Utiliza sempre um produto de limpeza de alcatifas profissional para remover manchas e manda limpar a tua alcatifa regularmente por um profissional. Não há nada que impeça um tapete brilhante! Podes encontrar ainda mais dicas, ideias e inspiração no nosso blogue benuta.

A tua equipa benuta Style

Comprar agora