Pular para o conteúdo principal
Frete grátis: atualmente aprox.

Determina o tamanho do tapete

Apaixonaste-te perdidamente por um tapete e queres exibi-lo na perfeição em tua casa? Para que o teu novo favorito seja exibido da melhor forma possível, o tamanho certo do tapete é crucial. Mas que tamanhos existem e qual é o mais adequado para a tua sala de estar, quarto ou sala de jantar? No nosso guia de tamanhos de tapetes, mostramos-te como encontrar o tamanho de tapete perfeito para a tua divisão.

Que tamanho de tapete é o mais adequado?

A maioria das pessoas ainda confia no seu sentido de proporção para escolher o tamanho do tapete. O resultado: um estilo desarmonioso devido a um tapete demasiado grande ou demasiado pequeno que não quer encaixar corretamente na divisão. Mesmo a alcatifa mais bonita não conseguirá realizar todo o seu potencial se não tiver o tamanho correto. Se escolheres e colocares os tapetes corretamente, crias um conceito de vida bem pensado. Mas como é que encontras o tamanho certo de tapete e qual é o mais adequado para mim?

Isso depende de uma série de factores. As perguntas seguintes ajudar-te-ão a aproximares-te da resposta.

  • Qual é o teu quarto?

  • Qual é o tamanho da divisão?

  • Onde e como vais colocar os móveis?

Tamanho da alcatifa na sala de estar

Que tapete combina com que sofá?

  1. Se tiveres um canto de sofá grande ou mesmo um sofá de canto, podes definir o cenário perfeitamente com um tapete grande. Os tamanhos de tapete que são particularmente adequados neste caso são os tamanhos padrão 300x400 cm ou 240x340 cm.

    Dica: Com um tapete tão grande, coloca todos os teus móveis de assento diretamente sobre o tapete para um aspeto harmonioso.

  2. Se a tua sala de estar for um pouco mais pequena, um tapete de tamanho médio será suficiente. Se tiveres um sofá de 3 lugares, por exemplo, os tapetes nos tamanhos padrão 200x290 ou 160x230 são a escolha perfeita para ti.

    Dica: Coloca apenas as pernas dianteiras dos teus móveis de assento sobre o tapete. Isto dá-lhe espaço para trabalhar e torna a tua área de estar mais arejada.

  3. Se tiveres uma sala pequena e um sofá mais pequeno, é melhor colocar o tapete diretamente em frente ao sofá. O tamanho ideal de tapete para um sofá de duas pessoas é o tamanho padrão de 140x200 cm ou 120x170 cm. Coloca apenas algumas peças de mobiliário, como a mesa de café, diretamente sobre o tapete da sala de estar. Isto cria um aspeto limpo e faz com que a tua sala pareça maior.

Tamanho da alcatifa no quarto

Qual o tamanho da carpete do teu quarto?

  1. Tens um quarto espaçoso com uma cama grande e queres sentir-te completamente confortável? Então, um tapete de tamanho adequado é a escolha perfeita para ti! Coloca a tua cama e as mesas de cabeceira completamente sobre o tapete do quarto e certifica-te de que há uma borda uniforme a toda a volta.

  2. Se tiveres uma cama e um quarto ligeiramente mais pequenos, um tapete mais pequeno será suficiente. Coloca apenas as pernas da frente da tua cama sobre ele. Podes colocar a mesa de cabeceira e outros objectos diretamente no chão.

  3. Sugestão: Os tapetes corredor e as cercaduras de cama colocados diretamente à frente da cama são uma alternativa agradável e económica. Existem numa grande variedade de tamanhos, estilos e materiais. E se simplesmente precisares de uma lufada de ar fresco no teu quarto, podes substituir os tapetes de forma fácil e económica - perfeito para todos os nerds de interiores!

Tamanho da alcatifa na sala de jantar

Qual o tamanho da alcatifa da sala de jantar?

  1. Para mesas de jantar com capacidade para oito pessoas, são adequados tapetes grandes com um tamanho mínimo de 240x340 cm.

  2. Se o teu grupo de jantar for composto por cerca de seis cadeiras, um tapete de 160x230 cm ou 200x290 cm é perfeitamente adequado.

  3. Tens uma mesa redonda? Então, que tal um tapete redondo? Este realça perfeitamente a forma da tua mesa de jantar e cria um visual excitante. Ou experimenta um modelo oval ou um tapete em forma de rim? Sê ousado e experimenta diferentes estilos para encontrares o perfeito para ti.

Tamanhos de alcatifa no corredor

Qual o tamanho da alcatifa do corredor?

  1. Uma vez que a maioria dos corredores são estreitos e alongados, um tapetes corredor no corredor é a opção mais comum e também a mais prática. Os tamanhos mais comuns neste caso são 70x250 cm ou 80x300 cm, por exemplo.

  2. Se tiveres um corredor em forma de L, podes criar um aspeto harmonioso com várias corrediças em fila. Ao mesmo tempo, o teu corredor parecerá ainda maior e mais espaçoso. Certifica-te apenas de que escolhes modelos uniformes.

  3. És um dos sortudos que tem uma área de entrada grande e espaçosa? Então, que tal um tapete redondo? Os designs redondos quebram as linhas angulares do corredor, criando contrastes suaves e um destaque de estilo.

Tamanho do tapete no quarto das crianças

Dica profissional

Para determinar o tamanho ideal do tapete, recomendamos que meças previamente a área a ser coberta pelo tapete. Para isso, dispõe os móveis da mesma forma que serão colocados sobre o tapete mais tarde. Agora podes medir facilmente a largura e o comprimento do novo tapete. Podes recriar a borda medida do tapete com fita adesiva ou jornal. Isto dar-te-á uma boa ideia da área que o novo tapete irá cobrir.

Importante: Testa previamente a fita adesiva num ponto invisível para te certificares de que não ficam resíduos.

Encontrar uma alcatifa é fácil

Com as nossas dicas e truques, podes encontrar facilmente o tamanho certo de tapete para qualquer divisão. E quando o teu novo tapete estiver instalado e perfeitamente colocado, podes garantir que mantém o seu brilho durante muito tempo com os cuidados e a atenção adequados. No nosso artigo do blogue sobre a limpeza de tapetes, resumimos como limpar corretamente a sua alcatifa e o que deve ter em conta em relação aos respectivos materiais.

A tua equipa benuta Style

Comprar agora